Oficina Monotheremin

Oficina de construção de Theremin
Com Daniel Llermaly

O objetivo da oficina é que cada aluno construa seu próprio Theremin sob a orientação de Daniel Llermaly, com materiais eletrônicos oferecidos pelo próprio professor*.

O Theremin, inventado pelo russo Lev Theremin em 1919, foi um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos e causou grande impacto pela forma como é tocado. As mãos não encostam no instrumento e o músico controla as frequências sonoras apenas alterando a proximidade entre as mãos e a antena do instrumento.

O instrumento já foi utilizado em diversos gêneros musicais, desde música de concerto até música eletrônica, pop, rock e MPB. No entanto, seu timbre único é muito lembrado por oferecer uma sonoridade extraordinária para trilhas sonoras de filmes de ficção científica.

O Theremin que será construído possuirá saída de áudio, uma antena para controle de frequências, dois botões (um para controle de frequências e outro para controle de volume) e alimentação de 9V.

* Os alunos devem apenas levar as seguintes ferramentas:

Ferro de solda, estanho, alicate de corte e uma caixinha de plástico para montar o círcuito que deve ter pelo menos as seguintes medidas – 15 cm x 10 cm x 5 cm.

Todos os outros materiais serão oferecidos pelo próprio professor.

Carga horária: 6 horas

https://www.youtube.com/watch?v=VIfxZHUsJ7g